Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

13 de abril de 2015

Magnetoterapia: Tratamento eficaz para diversos casos!

Olá, pessoal!

Já faz algum tempo que utilizo os magnetos em meu consultório, porém passei por um curso específico e bem detalhado no ano passado e este final de semana pude participar de uma reciclagem, com mais novidades e maneiras diferentes de utilizar!
Vamos falar um pouco então sobre a Magnetoterapia, que tenho utilizado com êxito em diversas condições!

A Magnetoterapia é um tratamento realizado através da aplicação de magnetos (imãs) sobre a pele, tanto em pontos locais (como pontos de dor, por exemplo) quanto em pontos de Acupuntura.
Os magnetos me permitem uma dinâmica muito legal no consultório! Eles podem ser utilizados em conjunto com as agulhas ou não. Em casos onde as pessoas têm aversão às agulhas, associo somente técnicas não invasivas, montando um conjunto específico que irá ajudar naquele caso. Outro exemplo é no tratamento de crianças, onde não utilizo agulhas e faço também uma associação (LASER, STIPER, magnetos, etc...).
Atualmente, trabalho com 2 tipos de magnetos:
- Ferrite: são os pretinhos, mais utilizados para que o paciente vá para a casa e fique com algum estímulo.
- Neodímio: São os prateados, geralmente utilizados durante as sessões. São compostos de Neodímio, Ferro e Boro, revestidos com uma camada de Níquel. Esses possuem uma potência maior e, por isso, são utilizados por um tempo menor durante as sessões.

As principais ações dos magnetos são:

  • Alívio de dores crônicas ou agudas;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Redução de inflamações;
  • Estímulo da reabsorção de hematomas (devido à traumas ou cirurgias);
  • Acelera a recuperação em casos de fraturas ósseas;
  • Melhora oxigenação e nutrição dos tecidos;
  • Acelera o processo de cura de uma maneira geral. 

Algumas das patologias em que os magnetos ajudam muito no tratamento:
Artrites, Artroses, Cólicas, Constipação Intestinal, Insônia, Estresse, Distensões e Contusões Musculares, Rinites, Sinusites, Hipertensão, Disfunções da Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Dedo em Gatilho, Bruxismo, Neuralgia do Trigêmeo, Paralisia Facial, Parestesia após extração dentária ou colocação de implantes, Tendinites, Bursites, Cicatrização de feridas, Esporão de Calcâneo, dentre várias outras!

Dentro da Magnetoterapia podemos associar ainda o uso de Água Magnetizada para os pacientes, que vai organizar as moléculas de água no corpo, sendo muito interessante de usar em obesidade, gota (acúmulo de ácido úrico), reumatismos, diabetes, cálculos renais, retenção hídrica, edemas, arteriosclerose e até mesmo para ajudar a limpar o sangue.
Observação importante: Os magnetos devem ser utilizados por profissionais capacitados para tal, pois possuem algumas contraindicações e maneiras específicas de serem utilizados!

Se você se enquadra em alguma dessas condições e deseja um tratamento bastante completo associando diversas técnicas de uma maneira específica para o seu caso, entre em contato! Será um prazer atendê-lo! (24) 3022-1441 / 99904-5771.

Até mais!
Dra. Naiara Valim.


1 de abril de 2015

ESTAÇÕES DO ANO E ALIMENTAÇÃO NA DIETOTERAPIA CHINESA – O QUE COMER NO OUTONO?


Na Medicina Chinesa temos para cada órgão um elemento, uma emoção, uma cor, um sabor, uma estação correspondente. Hoje quero dar atenção especial para as estações do ano, a cor, o sabor e a alimentação adequada para o Outono, estação que acabamos de iniciar.
Nas fases de mudanças de estação, temos 18 dias de instabilidade, onde, caso não nos alimentemos bem, ficamos mais propensos ao adoecimento. São os 9 dias finais de uma estação e os 9 dias iniciais da próxima. Acabamos de passar por esse período, saindo do Verão e entrando no Outono.
Na Medicina Chinesa o Outono corresponde ao Pulmão e seu acoplado, o Intestino Grosso. O Pulmão representa a cor branca nos alimentos, a partir disso já temos uma dica bem legal de alimentos que devemos incluir em nosso cotidiano nessa estação! E olhem que interessante: O Pulmão, segundo a Medicina Chinesa, administra as cordas vocais, as narinas, a pele, os pêlos e a vitalidade! E nessas mudanças de estação quais são as situações mais comuns que vemos??? Gripes, resfriados, crises de rinites, sinusites, baixa imunológica deixando o organismo suscetível a microrganismos em geral (principalmente vírus e bactérias).
O sabor relacionado ao Pulmão, e assim, relacionado ao Outono é o Picante. Sabor este que ajuda e dispersar toxinas quando consumido na dose certa!  Dose certa significa EQUILÍBRIO! Nem muito, nem pouco!
E então. . . O que comer e o que evitar para fortalecer nossa saúde e não adoecer nessa estação???
A recomendação básica no Outono é HIDRATAR! O Outono representa SECURA, mas o verão acaba e geralmente as pessoas tendem a beber menos água! Por isso, é necessária atenção especial para se hidratar!

Algumas dicas de alimentação:
- Beber bastante água;
- Beber água de coco a cada 2 dias;
- Preferir saladas cozidas a saladas cruas (as cruas são frias e o clima no outono é mais frio, sendo necessária uma alimentação mais morna para não gerar mais frio). Caso for consumir salada crua, preferir no almoço, e no jantar consumir salada cozida. As folhas também são necessárias nessa estação, de preferência refogadas.
- Exemplos de sabor picante: Alho, gérmen de trigo, agrião, alho-poró, mostarda, folha de rabanete, nabo, inhame.
- Cor branca: Inhame, nabo, cebola, alho, aipim, pêra (é muito hidratante), pinha, clara do ovo, gergelim, graviola, banana, feijão branco.
- Os alimentos integrais, que estimulam a função intestinal, também devem ser usados: linhaça, aveia, castanhas, amêndoas.
- Temperos: Alho, cebola, cebolinha, pimentão, gengibre, noz-moscada, alecrim, hortelã, louro, cravo. Não utilizar em excesso, mas procurar incluir na alimentação!
- O quiabo é indicado no Outono, por tonificar a energia dos Pulmões.
- Os cogumelos também são indicados.
- Utilizar o mel em pequenas quantidades também pode ser benéfico (ele umedece no período de secura, neutraliza toxinas e dá fluidez aos mucos, além de nutrir os Pulmões).

EVITAR:
- Ter cuidado com o excesso de álcool.
- Alimentos crus à noite;
- Laticínios, principalmente à noite (eles produzem muco, favorecendo doenças respiratórias).

Essas são somente algumas dicas de alimentação! A partir do sabor e da cor temos vários outros!

Uma observação importante: Esse texto traz dicas gerais de alimentação, caso você tenha alergia, algum tipo de intolerância ou restrição aos alimentos mencionados, não consuma!

Para quem leu este texto até o fim, viram como na Medicina Chinesa tudo se encaixa, tudo faz sentido? É por isso que a cada dia me apaixono mais por essa visão e essa medicina tão linda! Acho fantástica a capacidade que eles tiveram de OBSERVAR a natureza, os seres, as estações e todos os aspectos e gerar essas correlações! Quando ainda não existia tecnologia suficiente, os chineses foram capazes de observar e nos trazer tantos conhecimentos!

Coloquem em prática essas dicas e observem se as coisas fluem melhor com uma alimentação equilibrada!

Ficam aqui algumas referências sobre o tema para os colegas que têm interesse no tema:
- Livro: Comer com Sabedoria – Ana Beatriz Vieira Pinheiro – Editora Nova Era, 2005.
- Livro: Terapia Dietética Chinesa – Dr. Mauro Perini, 2003.
- Livro: Manual do Heroi – Sônia Hirsh.
- Apostila de Dietoterapia – Professor Fernando Braga.

Abraços,
Dra. Naiara Valim.