Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

29 de maio de 2013

Acupuntura para crianças???

   Quando eu digo que atendo crianças em meu consultório as pessoas costumam se assustar e logo perguntam: “Mas com agulhas???”.
Os pequeninos também podem desfrutar dos benefícios das técnicas da acupuntura sim, porém, SEM AGULHAS!
   Nas crianças eu utilizo o LASER nos pontos de acupuntura e outras técnicas que não necessitam de agulhas. Dentre essas técnicas, temos:
STIPER: Pastilhas impregnadas com silício que podem ser usadas nos acupontos.
Magnetoterapia: Imãs que podem ser usados em pontos de acupuntura e pontos de dor.
Cristais radiônicos: São cristais programados para restabelecer o equilíbrio energético. Podem ser usados na aurículoterapia e também nos pontos sistêmicos (no corpo).
Ventosas: “Copos” acrílicos que podem ficar um tempo pequeno em acupontos ou também para fazer deslizamentos.
Moxabustão: A moxabustão convencional é feita de Artemísia vulgaris e utilizada para gerar calor nos pontos. NAS CRIANÇAS, DEVEMOS UTILIZAR A MOXA ELÉTRICA OU UM TIPO ESPECIAL DE MOXA QUE NÃO FAZ FUMAÇA, POIS O CHEIRO DA ERVA É MUITO FORTE.
Gua Sha: São feitos de diversos materiais, como chifres de animais, ossos, pedras, acrílico e são utilizados para estimular meridianos e regiões do corpo.
Aurículoterapia: Dependendo da idade da criança, escolhemos a técnica a ser utilizada para estimular os pontos nas orelhas. O LASER também é utilizado nos pontos das orelhas.
Digitopressão: Realização de massagem em alguns pontos de acupuntura.
Portanto, há uma variedade de técnicas sem agulhas que podem ser usadas em crianças para que elas também se beneficiem dos efeitos dessa terapia.
   É importante lembrar a importância de utilizar terapias naturais em crianças, pois elas são pequenas demais para fazer uso abusivo de medicamentos que podem trazer prejuízos a médio e longo prazo. Em alguns casos a alopatia torna-se necessária. Em outros conseguimos reduzir a quantidade de medicamentos utilizados, que já é um benefício.       
   Ainda em outros casos, não há necessidade de medicamentos alopáticos, pois somente com as técnicas da acupuntura o equilíbrio é alcançado.
   Algumas condições que podem ser tratadas com essas técnicas em crianças são: Rinites, sinusites, ansiedade, crianças que são muito agitadas (hiperatividade), constipação intestinal, refluxo, cólicas, distúrbios do sono, asma, bronquite.
   Essas técnicas podem ser realizadas em crianças de qualquer idade, inclusive bebês. As técnicas serão escolhidas de acordo com cada caso.
   As sessões são sempre realizadas com a presença dos pais (ou um responsável) e todo o procedimento é explicado antes. Para as crianças as sessões duram 30 minutos. Podem ser feitas semanalmente ou até 2 ou 3 vezes na semana, dependendo do caso.
    As crianças respondem muito bem ao tratamento!  
   É importante que o trabalho com as crianças seja feito em conjunto com o pediatra, a fim de elaborar um tratamento eficaz para os pequenos. Se seu filho possui alguma dessas condições e precisa de um tratamento, veja a possibilidade de tratá-lo com uma terapia natural e sem efeitos colaterais! Procurem sempre um profissional habilitado!
   Para mais esclarecimentos não hesitem em mandar e-mails ou deixar comentários! Aqui no blog vocês encontram o endereço do meu e-mail e meu telefone, caso precisem entrar em contato para mais informações! Estou à disposição!

Abraços,

Dra. Naiara Valim.

23 de maio de 2013

Tratamento da DOR pela acupuntura

Olá, leitores!

Nesta segunda postagem do blog eu vou falar um pouco sobre a maior causa de procura por acupuntura no meu consultório: a DOR!
A dor tem sido a maior causa de procura por acupuntura atualmente. Em meu consultório posso dizer que 90% dos pacientes que me procuram são pacientes com algum tipo de dor, seja aguda ou crônica.
Segundo a Associação Internacional para Estudo da Dor (IASP), a dor é: “Uma experiência sensorial e emocional desagradável que é associada a lesões reais ou potenciais ou descrita em termos de tais lesões. A dor é sempre subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências”.
A acupuntura é comprovadamente eficaz em diversos casos de dor. Seja em dores de cabeça, dores nas costas, dores nas articulações, dor de dente, dores após alguma cirurgia, inflamação do nervo ciático, esporão de calcâneo, cólicas menstruais, lesões esportivas, dores devido a traumatismos, dores na coluna (hérnias de disco, entre outras), fibromialgia, dentre tantas outras.
Ao inserir as agulhas nos pontos de acupuntura (acupontos) diversos neurotransmissores são liberados, como as endorfinas, que possuem efeitos analgésicos. Ocorre também um relaxamento causado pela inserção das agulhas, que também ajuda a reduzir as dores e até mesmo eliminá-las de vez, dependendo de cada caso. Ainda fazemos um diagnóstico energético, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, para também tratar os desequilíbrios energéticos que estão causando as dores. Então é um conjunto: O tratamento local, visando aliviar as dores, e o tratamento das causas. Dentre as causas também estão os hábitos dos pacientes. Quando os maus hábitos causam as dores, orientamos então que o paciente faça algumas mudanças em seus hábitos para que depois as dores não retornem. É importante deixar claro aqui que sou a favor do tratamento multidisciplinar e apoio o tratamento feito com conjunto com outros profissionais. Pode não ser somente a acupuntura, pode ser necessária a fisioterapia, o exercício físico, acompanhamento nutricional, dentre outros, sendo necessária uma equipe com vários profissionais com o mesmo foco: a melhora do paciente!
É importante lembrar que quanto mais cedo o tratamento for procurado, mais eficaz e mais curto ele é. Então, se a dor aparecer, procure imediatamente um médico para a realização de exames, investigação das causas da dor e diagnóstico, para então escolher o tratamento a seguir. Não deixe a dor se “arrastar” e piorar para procurar um diagnóstico e tratamento.
A quantidade de sessões necessárias vai variar conforme cada caso e conforme a resposta do  paciente. Alguns respondem mais rápido, outros demoram um pouco mais, então, não há um padrão.
Além das agulhas, atualmente existem diversas técnicas da acupuntura moderna que auxiliam no tratamento das dores e prolongam os efeitos da acupuntura. É importante usar essas ferramentas para que o paciente continue sendo tratado em casa, até a sessão seguinte. Dentre elas estão:
- Pastilhas STIPER: Pastilhas impregnadas de Silício que podem ser fixadas em pontos de dor e também em acupontos. Essas pastilhas permanecem por 5 dias, prolongando os efeitos obtidos durante a sessão.
- Magnetoterapia: Imãs que são fixados nos pontos de dor ou em acupuntos.
- Laserterapia: Uso o Laser nos pontos de dor e pontos de acupuntura.
- Aurículoterapia: Uso de esferas magnetizadas, sementes e cristais radiônicos através do pavilhão auricular. Esses estímulos permanecem por 6 dias.
- Uso de óleos essenciais e argilas medicinais para alívio das dores.
- Moxabustão: Erva Artemisia vulgaris, usada para gerar calor nos locais de dor e também acupontos.
- Ventosas: Copos acrílicos, com os quais fazemos uma sucção na pele. Usadas em deslizamento ou fixas em pontos de dor ou acupontos.
Então, temos várias técnicas excelentes para ajudar os pacientes com dor, inclusive reduzindo a quantidade de medicação utilizada, que muitas vezes, traz prejuízos à saúde e muitos efeitos colaterais.
A escolha das técnicas a serem utilizadas no tratamento vai ser específica para cada caso. Para isso, uma anamnese (avaliação detalhada) é feita antes de iniciar o tratamento.
Crianças de qualquer idade também podem ser submetidas ao tratamento com acupuntura, sem as agulhas, com a combinação de outras técnicas.
Se você se enquadra em algum desses casos de dor, não deixe de usufruir dos benefícios da acupuntura!
Para qualquer dúvida ou informação, estou à disposição no e-mail e telefone! Deixem seus comentários! Será um prazer respondê-los!
Até a próxima postagem!

Abraços,
Dra. Naiara Valim.


11 de maio de 2013

Acupuntura: O que é e quais são seus benefícios para a saúde?

Olá leitores! 



         Neste primeiro texto do blog eu vou esclarecer os benefícios da acupuntura, explicando o que é e qual o seu alcance, para que todos possam conhecer a terapia e saber o que pode ser tratado com ela e também esclarecer algumas dúvidas frequentes de pessoas que me procuram para fazer algum tratamento.
         A acupuntura é uma técnica milenar que teve origem na China há mais de 5 mil anos. Ela é baseada nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), onde o paciente é visto e tratado como um todo (visão holística). Antes de iniciar o tratamento o paciente é avaliado de forma detalhada para que possamos tratar as causas, e não apenas os sintomas. A acupuntura também possui ação preventiva, a fim de manter o equilíbrio energético.
        Antes de falar sobre as técnicas da Acupuntura, quero responder à uma das perguntas mais comuns de quem faz acupuntura pela primeira vez: ACUPUNTURA DÓI?
       A sensação causada pelas agulhas vai depender de alguns fatores: os locais onde as agulhas vão ser inseridas (mãos e pés, por exemplo, possuem mais terminações nervosas, havendo maior sensibilidade), o limiar de dor de cada paciente (cada paciente possui uma sensibilidade diferente), a qualidade das agulhas (as agulhas devem ser sempre descartáveis e ter um bom corte para causar o menor desconforto possível ao paciente).
       Os pacientes que me procuram acabam se surpreendendo, pois sempre chegam com medo das agulhas e depois constatam que as agulhas são finíssimas e praticamente indolores.
       O objetivo da acupuntura é equilibrar o paciente, fazendo com que sua energia circule de forma correta no corpo, desfazendo as obstruções nos meridianos onde essa energia circula e levando energia para locais em que há deficiência. Para estabelecer uma combinação de pontos (específica para cada paciente), é feita uma anamnese (avaliação) detalhada do paciente, através de perguntas e também algumas avaliações físicas (como língua e pulso), para identificar a causa e tratá-la. A partir disso, os pontos são determinados, para usarmos agulhas, bem como outras técnicas que a acupuntura oferece. Dentre elas estão a moxabustão (queima de uma erva chamada Artemisia vulgaris, que gera calor no ponto), sangria (retirada de algumas gotas de sangue em algum ponto de acupuntura ou acuponto), ventosas (“copos” que geram pressão negativa na pele), STIPER (pastilhas de silício usadas em pontos de dor e de acupuntura), magnetos, LASER, eletroestimulação e cristais radiônicos.
       Atualmente, a acupuntura tem sido mais divulgada e seus benefícios têm sido comprovados cientificamente. Há algum tempo, muitas pessoas consideravam que era um mero acaso a melhora de um paciente com acupuntura, um efeito placebo, mas hoje os benefícios já são comprovados. Após muitos anos de pesquisas a OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou uma tabela com as patologias nas quais a acupuntura tem sua ação comprovada.
       Resumindo, dentre essas patologias e condições estão: Distensões musculares, dores na coluna, ciatalgia, fibromialgia, esporão de calcâneo, artrite reumatoide, artroses, psoríase, rinites, constipação intestinal, hemorroidas, cálculos renais, enxaquecas, neuralgia do trigêmeo, sequelas de AVC, paralisia facial, depressão, ansiedade, insônia, estresse, dores durante a menstruação, TPM, sintomas da menopausa, tabagismo, recuperação pós-operatória em diversos tipos de cirurgias, e muitas outras! A tabela completa pode ser vista em: http://acupuntura.pro.br/oms/doencas-trataveis/
      Como vocês podem ver, o alcance da acupuntura vai muito além do alívio de dores. Se você se enquadra em alguma dessas situações, experimente a acupuntura e desfrute de seus benefícios!
      Procure sempre um especialista! Quem já fez, sabe a diferença!

Abraços, 

Dra. Naiara Valim.

5 de maio de 2013

Sejam bem-vindos!!!

Meus objetivos ao criar este espaço: trazer informações sobre as terapias com as quais trabalho (principalmente a Acupuntura) e sugerir dicas para melhorar a qualidade de vida!
O que tenho percebido: muitas pessoas ainda desconhecem os reais benefícios das terapias naturais e, por falta de informação correta, acabam procurando somente os tratamentos convencionais, com medicamentos alopáticos. Desta forma, desejo trazer sempre novidades sobre os tratamentos com Acupuntura, Aurículoterapia, Tui Na, Florais de Bach, alimentação saudável, dentre outros. Estarei à disposição para esclarecer dúvidas, portanto, fiquem à vontade para fazer comentários, tirar dúvidas, dar sugestões e enviar e-mails, pois terei prazer em respondê-los!
Visitem o blog com frequência! Atualizarei sempre trazendo novidades!

Abraços,
Dra. Naiara Valim.