Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

29 de maio de 2013

Acupuntura para crianças???

   Quando eu digo que atendo crianças em meu consultório as pessoas costumam se assustar e logo perguntam: “Mas com agulhas???”.
Os pequeninos também podem desfrutar dos benefícios das técnicas da acupuntura sim, porém, SEM AGULHAS!
   Nas crianças eu utilizo o LASER nos pontos de acupuntura e outras técnicas que não necessitam de agulhas. Dentre essas técnicas, temos:
STIPER: Pastilhas impregnadas com silício que podem ser usadas nos acupontos.
Magnetoterapia: Imãs que podem ser usados em pontos de acupuntura e pontos de dor.
Cristais radiônicos: São cristais programados para restabelecer o equilíbrio energético. Podem ser usados na aurículoterapia e também nos pontos sistêmicos (no corpo).
Ventosas: “Copos” acrílicos que podem ficar um tempo pequeno em acupontos ou também para fazer deslizamentos.
Moxabustão: A moxabustão convencional é feita de Artemísia vulgaris e utilizada para gerar calor nos pontos. NAS CRIANÇAS, DEVEMOS UTILIZAR A MOXA ELÉTRICA OU UM TIPO ESPECIAL DE MOXA QUE NÃO FAZ FUMAÇA, POIS O CHEIRO DA ERVA É MUITO FORTE.
Gua Sha: São feitos de diversos materiais, como chifres de animais, ossos, pedras, acrílico e são utilizados para estimular meridianos e regiões do corpo.
Aurículoterapia: Dependendo da idade da criança, escolhemos a técnica a ser utilizada para estimular os pontos nas orelhas. O LASER também é utilizado nos pontos das orelhas.
Digitopressão: Realização de massagem em alguns pontos de acupuntura.
Portanto, há uma variedade de técnicas sem agulhas que podem ser usadas em crianças para que elas também se beneficiem dos efeitos dessa terapia.
   É importante lembrar a importância de utilizar terapias naturais em crianças, pois elas são pequenas demais para fazer uso abusivo de medicamentos que podem trazer prejuízos a médio e longo prazo. Em alguns casos a alopatia torna-se necessária. Em outros conseguimos reduzir a quantidade de medicamentos utilizados, que já é um benefício.       
   Ainda em outros casos, não há necessidade de medicamentos alopáticos, pois somente com as técnicas da acupuntura o equilíbrio é alcançado.
   Algumas condições que podem ser tratadas com essas técnicas em crianças são: Rinites, sinusites, ansiedade, crianças que são muito agitadas (hiperatividade), constipação intestinal, refluxo, cólicas, distúrbios do sono, asma, bronquite.
   Essas técnicas podem ser realizadas em crianças de qualquer idade, inclusive bebês. As técnicas serão escolhidas de acordo com cada caso.
   As sessões são sempre realizadas com a presença dos pais (ou um responsável) e todo o procedimento é explicado antes. Para as crianças as sessões duram 30 minutos. Podem ser feitas semanalmente ou até 2 ou 3 vezes na semana, dependendo do caso.
    As crianças respondem muito bem ao tratamento!  
   É importante que o trabalho com as crianças seja feito em conjunto com o pediatra, a fim de elaborar um tratamento eficaz para os pequenos. Se seu filho possui alguma dessas condições e precisa de um tratamento, veja a possibilidade de tratá-lo com uma terapia natural e sem efeitos colaterais! Procurem sempre um profissional habilitado!
   Para mais esclarecimentos não hesitem em mandar e-mails ou deixar comentários! Aqui no blog vocês encontram o endereço do meu e-mail e meu telefone, caso precisem entrar em contato para mais informações! Estou à disposição!

Abraços,

Dra. Naiara Valim.

Um comentário:

  1. Apenas complementando a brilhante matéria da Dra. Naiara Valim:
    O mais importante para tratar crianças é o tratamento multidisciplinar, onde pediatra e acupunturista trabalhem como "músicos de uma orquestra, afinados e complementares"! Quanto maior o elo entre esses dois profissionais (maior a "afinação dos instrumentos"), mais duradouro será o período saudável da criança,sem uso de medicamentos, principalmente nas mudanças de Estações. O equilíbrio é a saúde e não a doença! Uma criança não pode estar equilibrada estando doente.
    Procure profissionais que trabalhem em harmonia.

    ResponderExcluir