Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

13 de junho de 2013

Rinites e Sinusites - Tratando com acupuntura

Hoje em dia tem sido cada vez mais comum ouvir pessoas queixando-se dos sintomas incômodos das rinites e sinusites.
Antes de falar sobre o tratamento através da acupuntura quero explicar o que são as rinites e sinusites. São muito faladas, mas muitas vezes, as pessoas não sabem muito bem o que elas realmente são, apenas conhecem os sintomas.
O termo rinite refere-se à inflamação da mucosa nasal. A rinite pode ser infecciosa ou alérgica. A infecciosa é causada por vírus, podendo haver uma infecção bacteriana secundária, que vai intensificar a reação inflamatória. São os resfriados comuns. Esse tipo costuma durar pouco tempo, e geralmente o próprio sistema imunológico combate, sem a necessidade de medicamentos.
A rinite alérgica, que é a mais comum, é causada por alérgenos que estão no ar, como os ácaros, pêlos de animais, pólen, e também por reações a produtos químicos, cigarros, fumaça, poluição, perfumes, dentre outros. Quando ocorre inalação desses alérgenos o corpo libera substâncias químicas, como a histamina (mediadora da inflamação), e ocorre uma inflamação na mucosa nasal, gerando sintomas como: obstrução nasal, dor de cabeça, coriza, dor na face, espirros.
Neste caso da rinite alérgica, é muito difícil controlar as causas. Os alérgenos estão por toda a parte e é impossível não ter contato com eles. Portanto, é necessário um controle da rinite para minimizar os sintomas e gerar qualidade de vida para o paciente. É importante que o paciente passe por um médico especialista para diagnosticar corretamente e a partir disso, estabelecer um tratamento adequado. A prescrição médica deve ser respeitada e somente o médico poderá diminuir ou retirar a medicação. O uso de medicação não impede que seja feito o tratamento com acupuntura. O tratamento multidisciplinar, com profissionais juntos em prol do paciente, é sempre interessante.
As crises sequenciais de rinite alérgica podem gerar um quadro de rinite crônica.
Já a sinusite é uma inflamação dos seios da face, geralmente associada a um processo infeccioso causado por vírus, bactérias ou fungos, mas também pode estar associada à inalação de alérgenos (como na rinite alérgica). Os sintomas são bem parecidos com os da rinite: dor de cabeça, dor na face, obstrução nasal, cansaço, dores musculares, perda de apetite e também pode haver febre. A sinusite também pode se tornar crônica.
Na acupuntura avaliamos o caso de cada paciente e elaboramos um tratamento. O tempo de resposta ao tratamento varia de acordo com cada pessoa, mas os resultados têm sido bastante satisfatórios. Como nesse caso das rinites não há cura, fazemos um controle do quadro, gerando bem-estar ao paciente. Em alguns casos, as “crises” demoram bastante para aparecer novamente.
Em rinites e sinusites utilizamos diversas das técnicas da acupuntura. O Laser é bastante eficaz nesses casos. A combinação de pontos e técnicas vai depender de cada caso.
Lembrando que os tratamentos com acupuntura são para todas as idades, incluindo as crianças! Para os pequeninos elaboramos um tratamento sem agulhas, com LASER e outras técnicas eficazes da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura Moderna para estimular os pontos e controlar os sintomas.
Se você sente os incômodos com os sintomas de rinite ou sinusite, comece já o tratamento e sinta os benefícios! E se você conhece alguém com esses quadros, indique acupuntura! O tratamento é natural e traz enorme bem-estar!
Para mais esclarecimentos estou à disposição por e-mail e telefone! Deixem seus comentários!

Abraços,

Dra. Naiara Valim

12 de junho de 2013

Acupuntura Estética para uma beleza natural!

Olá, leitores!

  Atualmente existe uma grande variedade de procedimentos visando melhorar a aparência física. A Acupuntura Estética é baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, na qual o paciente é avaliado como um todo e o tratamento é focado nas causas, e não nos sintomas, das doenças. Desta forma, o paciente não fica limitado apenas ao procedimento físico do tratamento, mas recebe orientações para mudar hábitos que estão causando aquele transtorno estético (rugas, bigode chinês, queda de cabelo, etc), evitando assim as recidivas e mantendo o que ganhou com o tratamento por mais tempo.
    A Acupuntura Estética possui diversas vantagens, dentre elas: é uma técnica pouco agressiva à pele, estabelece o equilíbrio orgânico, os resultados são mais duradouros, não altera a expressão facial, é praticamente indolor e pode ser usada para a prevenção.
     As sessões têm uma duração de aproximadamente uma hora e são realizadas várias técnicas na sessão (Eletroestimulação, ventosas, moxabustão, STIPER, dentre outras). Existem tratamentos para redução de medidas (gordura localizada), estrias, celulites, acnes, rugas, marcas de expressão (como o “bigode chinês”), manchas, dentre outros. As técnicas são escolhidas e utilizadas de acordo com cada caso. É importante enfatizar que é necessária uma avaliação do paciente para saber se o mesmo pode fazer uso das técnicas utilizadas, pois existem algumas contra-indicações (pessoas portadoras de marca-passos e grávidas, por exemplo, não devem ser submetidas à eletroestimulação).
  Além do tratamento local, a Acupuntura Estética é sempre associada com a Acupuntura Sistêmica, promovendo um equilíbrio geral do paciente. O equilíbrio interno acaba refletindo no exterior, por isso, dizemos que “a beleza vem de dentro para fora”. Costumo associar também a Aurículoterapia (tratamento através das orelhas).
    Por exemplo, quando um paciente deseja perder medidas em alguma parte do corpo, ao mesmo tempo em que são utilizadas agulhas e eletroestimulação no local, são associados pontos de Acupuntura para tratar a causa do aumento de medidas: a ansiedade, que gera um aumento enorme do apetite e consequente aumento de peso e medidas. É importante ressaltar que a Acupuntura Estética não faz “milagres” e é importante que o paciente esteja disposto a associar o tratamento a exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, dois grandes detalhes também orientados durante as sessões.
   O tempo de tratamento e a duração dos resultados dependem de cada caso e da disposição do paciente em cooperar seguindo as orientações do profissional.
    Em alguns casos os resultados podem ser mantidos por até 6 meses.
    Deseja um tratamento estético natural e personalizado? Agende já sua sessão! Deixo abaixo os contatos para agendamentos.

     Para mais esclarecimentos: acupunturanaiara@gmail.com / (24)99904-5771.

Abraços,
Dra. Naiara Valim.

5 de junho de 2013

Cólicas menstruais e o tratamento com acupuntura

    Sei que muitas mulheres irão se identificar com o assunto desta matéria!
  Atualmente muitas mulheres sofrem com as temidas cólicas menstruais. As dores durante o período menstrual podem ser caracterizadas como Dismenorreia Primária (quando não há causa orgânica para a dor, como ovários policísticos, endometriose e outras) ou Dismenorreia Secundária (quando há alguma causa orgânica, comprovada por exames clínicos e de imagem).
  É importante que, para determinar o tratamento a ser feito, seja realizada uma avaliação médica, com exame clínico e de imagem, para identificar as causas da dor e tratar de maneira específica. A maioria das cólicas são geradas sem que haja causa orgânica (Dismenorreia Primária).
  A acupuntura pode auxiliar nos dois casos. A Dismenorreia Primária (a mais comum) costuma aparecer de um a dois anos após a primeira menstruação. Durante a menstruação ocorre contração do útero, causando as cólicas. Quando ó útero é contraído há a liberação de prostaglandinas (substâncias responsáveis pela mediação da dor). Os medicamentos alopáticos utilizados para combater as dores agem inibindo a produção dessas substâncias. Existem ainda alguns outros medicamentos que são utilizados, e vários deles com efeitos colaterais indesejáveis.
  As dores podem ser de menor ou maior intensidade, dependendo de cada caso. Algumas mulheres têm cólicas antes da menstruação, outras durante e outras até mesmo após a menstruação, em alguns casos pode haver dor nos três períodos. 
  Na Dismenorreia Primária pode haver ainda: cefaleia (dor de cabeça), náuseas, dores na região lombar, dores nas coxas.
  De acordo com a Medicina Chinesa as cólicas podem ocorrer pela deficiência ou por excesso e isso vai ser determinado durante a avaliação detalhada de cada paciente. A deficiência ocorre quando o útero não é nutrido adequadamente, há deficiência de sangue e energia vital. Já a Síndrome de excesso é causada pelo frio, pela ingestão de bebidas e alimentos frios, hábitos como ficar descalça em pisos frios, ocorrendo assim uma estagnação de sangue e energia vital (não circulam adequadamente, o fluxo é obstruído).  Após a avaliação e determinação da Síndrome Energética, determinamos os pontos e as técnicas (agulhas, moxabustão, Stiper, magnetos, Laser, entre outras) a serem utilizadas para o tratamento. Ainda associo ao tratamento a Aurículoterapia (estímulo de pontos nas orelhas).
  Se você sofre com as cólicas menstruais e deseja um tratamento sem efeitos colaterais, venha experimentar a acupuntura! Os resultados são bastante satisfatórios!
  Para qualquer dúvida estou disponível no e-mail e telefone e também através dos comentários aqui no blog! Será um prazer respondê-los!
Abraços,
Dra. Naiara Valim.