Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

5 de junho de 2013

Cólicas menstruais e o tratamento com acupuntura

    Sei que muitas mulheres irão se identificar com o assunto desta matéria!
  Atualmente muitas mulheres sofrem com as temidas cólicas menstruais. As dores durante o período menstrual podem ser caracterizadas como Dismenorreia Primária (quando não há causa orgânica para a dor, como ovários policísticos, endometriose e outras) ou Dismenorreia Secundária (quando há alguma causa orgânica, comprovada por exames clínicos e de imagem).
  É importante que, para determinar o tratamento a ser feito, seja realizada uma avaliação médica, com exame clínico e de imagem, para identificar as causas da dor e tratar de maneira específica. A maioria das cólicas são geradas sem que haja causa orgânica (Dismenorreia Primária).
  A acupuntura pode auxiliar nos dois casos. A Dismenorreia Primária (a mais comum) costuma aparecer de um a dois anos após a primeira menstruação. Durante a menstruação ocorre contração do útero, causando as cólicas. Quando ó útero é contraído há a liberação de prostaglandinas (substâncias responsáveis pela mediação da dor). Os medicamentos alopáticos utilizados para combater as dores agem inibindo a produção dessas substâncias. Existem ainda alguns outros medicamentos que são utilizados, e vários deles com efeitos colaterais indesejáveis.
  As dores podem ser de menor ou maior intensidade, dependendo de cada caso. Algumas mulheres têm cólicas antes da menstruação, outras durante e outras até mesmo após a menstruação, em alguns casos pode haver dor nos três períodos. 
  Na Dismenorreia Primária pode haver ainda: cefaleia (dor de cabeça), náuseas, dores na região lombar, dores nas coxas.
  De acordo com a Medicina Chinesa as cólicas podem ocorrer pela deficiência ou por excesso e isso vai ser determinado durante a avaliação detalhada de cada paciente. A deficiência ocorre quando o útero não é nutrido adequadamente, há deficiência de sangue e energia vital. Já a Síndrome de excesso é causada pelo frio, pela ingestão de bebidas e alimentos frios, hábitos como ficar descalça em pisos frios, ocorrendo assim uma estagnação de sangue e energia vital (não circulam adequadamente, o fluxo é obstruído).  Após a avaliação e determinação da Síndrome Energética, determinamos os pontos e as técnicas (agulhas, moxabustão, Stiper, magnetos, Laser, entre outras) a serem utilizadas para o tratamento. Ainda associo ao tratamento a Aurículoterapia (estímulo de pontos nas orelhas).
  Se você sofre com as cólicas menstruais e deseja um tratamento sem efeitos colaterais, venha experimentar a acupuntura! Os resultados são bastante satisfatórios!
  Para qualquer dúvida estou disponível no e-mail e telefone e também através dos comentários aqui no blog! Será um prazer respondê-los!
Abraços,
Dra. Naiara Valim.

Um comentário:

  1. Dra. Naiara . . .
    Parabéns pela matéria!
    Como acupunturistas, confirmo suas colocações: uma anamnese bem elaborada por um profissional experiente, resolvem esse transtorno tão indesejado (cólica de menstruação), seja qual for a etiologia (Síndrome de Excesso ou de Deficiência. Portanto, não deixem de procurar profissionais confiáveis e experientes para atender-lhes.

    ResponderExcluir