Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

21 de outubro de 2013

Acupuntura no tratamento da Dor Ciática

   Olá, leitores!


   A dor ciática (ciatalgia) tem sido algo bastante comum atualmente.
   Na verdade, a ciatalgia é mais um sintoma do que uma patologia propriamente dita.
   A dor ciática pode ser causada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático (ou isquiático).
   O nervo ciático é o maior nervo do corpo, começando na 4ª vértebra da coluna lombar e estendendo-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).
   O dano no nervo ciático pode ocorrer dentro do canal espinhal, no espaço entre as vértebras onde passa a medula espinhal (forame intervertebral) ou em algum outro ponto de seu percurso.
   As causas de compressão desse nervo podem ser hérnias de disco, traumas, tumores, osteoartrite, desgaste de estruturas da coluna, deslizamento de vértebras devido a fraturas por pressão.
   Alguns dos sintomas (que podem ou não ocorrer ao mesmo tempo): Dor que começa na coluna lombar e irradia para a parte posterior da coxa e da perna (a dor pode irradiar também para a lateral da perna); aumento de dor na perna ao tossir, espirrar ou com estiramento da coluna; diminuição da força muscular; perda de sensibilidade na região afetada; aumento da dor ao elevar o membro inferior na posição deitada.
   Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e geralmente, pioram à noite.
   Para o diagnóstico médico são realizados exames físicos e, conforme o caso, exames de imagem para auxiliar na confirmação do diagnóstico.  
   Os tratamentos convencionais quando o paciente está em crise aguda são baseados em anti-inflamatórios e analgésicos e na correção das causas da compressão do nervo. Além disso, a fisioterapia e a acupuntura auxiliam no alívio da dor. A atividade física também é importante tanto para aliviar as dores quanto para prevenir novas crises, mas deve ser realizada de acordo com as limitações de cada paciente, com um profissional qualificado para tal.
   Na acupuntura os resultados para a ciatalgia tem sido excelentes. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a ciatalgia pode afetar os meridianos da Bexiga e da Vesícula Biliar (canais onde circulam a energia do corpo). Fatores externos (como frio, vento e umidade) causam a obstrução desses meridianos, prejudicando a circulação de energia e sangue. A estagnação (parada) de energia e sangue pode ser agravada por traumatismos, como quedas e torções. Se o quadro se agravar (se tornar crônico) pode haver uma deficiência de nutrição no local, gerando também fraqueza muscular e até mesmo atrofia. O ideal é procurar o diagnóstico e o tratamento logo que as dores aparecerem para que não chegue a esse quadro. Na anamnese (avaliação do paciente) determinamos o diagnóstico energético e equilibramos o fluxo de energia, e, removendo as estagnações, as dores melhoram. Faço uso também de eletroestimulação, LASER, magnetos, STIPER, aurículoterapia, moxabustão. De acordo com cada caso, traçamos um tratamento específico.
   Se você desconfia que possa ter algum tipo de compressão ou inflamação no nervo ciático, procure um médico para fazer o diagnóstico e começar a tratar o mais rápido possível!
   Para qualquer dúvida, estou disponível por e-mail, nos comentários e por telefone! Fiquem à vontade!

Abraços,
Dra. Naiara Valim.

Um comentário:

  1. Dra. Naiara Valim...
    Sua matéria sobre Ciatalgia está perfeita! Parabéns!
    Quero acrescentar que mais de 70% das Ciatalgias quando tratadas à tempo, tem um bom prognóstico e são resolvidas basicamente com Acupuntura, Fitoterapia e Homeopatia juntamente com Fisioterapia específica.
    É de suma importância que o paciente tenha um diagnóstico perfeito, para que o tratamento seja personalizado.
    Forte abraço!
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    ResponderExcluir