Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

8 de dezembro de 2015

Água Magnetizada na cicatrização de feridas



Olá, leitores!

Já escrevi uma matéria aqui no blog sobre os benefícios da água magnetizada e hoje trago informações sobre um estudo realizado, mostrando a ação da água magnetizada na cicatrização de feridas! Já existem alguns estudos na área e aos poucos vou trazer mais informações!

Hoje venho trazer informações de um estudo realizado em 2012, na Universidade Federal de Viçosa, por Gabriel Domingos Carvalho e colaboradores,  que mostrou que a água magnetizada acelerou o tempo de cicatrização de feridas.

Esse estudo foi realizado com 3 grupos experimentais, onde um grupo ingeriu apenas água, outro grupo ingeriu água de coco e o outro ingeriu água magnetizada. O grupo que ingeriu água magnetizada teve uma cicatrização mais rápida do que os demais grupos!
Esse estudo vem confirmar uma ação da água magnetizada na pele. Já temos diversos relatos de melhora de pessoas com psoríase, vitiligo e outras patologias que atingem a pele.

Os pesquisadores observaram ainda que o grupo que ingeriu água magnetizada, ingeriu uma quantidade maior de água quando comparado aos outros grupos.
A água magnetizada é mais leve, então, esse é um relato bem comum! Várias pessoas passam a consumir uma quantidade maior de água.

Nesse mesmo estudo, são mencionados outros estudos onde já se observam efeitos da água magnetizada na estética (há um aumento de hidratação na pele) e também efeitos positivos em plantações de verduras e legumes que são regadas com água magnetizada (houve um aumento na produtividade).

Aos poucos, postarei mais estudos que têm comprovado os benefícios da água magnetizada!

Para quem quiser adquirir sua capa para magnetizar água, é só entrar em contato! Envio para todo o Brasil!
acupunturanaiara@gmail.com

Whatsapp: (24) 99904-5771



Abraços,
Dra. Naiara Valim

30 de novembro de 2015

Pacotes promocionais de final de ano!

Olá, pessoal!

Todo final de ano é comum sentir aqueles sintomas que o acúmulo de estresse traz, não é mesmo? Dores nas costas, dores de cabeça, sono ruim, dentre muitos outros sinais aparecem, mostrando que é necessário cuidar-se, fazer algo para controlar a causa de todos esses sintomas!

Que tal controlar esse estresse acumulado com Acupuntura, Magnetoterapia ou Tui Na (Massagem Chinesa) e começar o novo ano com as energias renovadas?

Neste mês de dezembro, estarei com pacotes promocionais para alguns tratamentos!

Farei também pacotes para Acupuntura Estética e Drenagem Linfática!

Confiram nas fotos os pacotes promocionais e entrem em contato para adquirir!
(24)99904-5771
(24)3022-1441

Abs,
Dra. Naiara Valim,



17 de outubro de 2015

Queloides e Cicatrizes - Tratamento com Acupuntura!

Olá, leitores!

Hoje gostaria de escrever e mostrar nas fotos alguns resultados para o tratamento de queloides e cicatrizes com Acupuntura!
Os queloides são lesões fibroelásticas que geralmente ocorrem após cirurgias, mas podem ocorrer espontaneamente também. Popularmente, são conhecidos como aderências.
A Acupuntura busca restaurar a circulação de energia e sangue no local, melhorando assim a aparência.

Abaixo uma foto de um tratamento que estou realizando no consultório. Esse queloide aconteceu após um parto, cesariana, e após um ano e meio utilizando ácidos o resultado não foi satisfatório. Esse resultado da foto foi após duas sessões. O tratamento ainda está em andamento, mas após 2 sessões já percebemos que está clareando e o queloide já não é tão elevado como antes.


As técnicas que uso em associação com as agulhas, vão depender de cada caso, bem como a quantidade de sessões.

Possui alguma cicatriz? Queloide? Te incomoda? Agende já sua consulta! (24)3022-1441 / 99904-5771.

Para mais esclarecimentos e informações, estou à disposição! 
E-mail: acupunturanaiara@gmail.com

Abraços!
Dra. Naiara Valim.

14 de setembro de 2015

Acupuntura e Fitoterapia na MENOPAUSA

Olá, leitores!

Hoje escolhi um tema bem interessante para esclarecer e mostrar os benefícios da Acupuntura e da Fitoterapia: a Menopausa!
A menopausa é definida como a última menstruação da mulher. Esse diagnóstico concretiza-se após o período de um ano sem menstruar. Alguns exames laboratoriais (dosagens hormonais) são utilizados para confirmação, pois o Estrogênio e a Progesterona geralmente estão diminuindo nessa fase.
Esse período da menopausa pode gerar diversos sintomas e condições bastante incômodos para as mulheres, como:
- Ondas de calor (fogachos);
- Sudorese excessiva noturna ou diurna;
- Depressão;
- Osteopenia, osteoporose;
- Vermelhidão na face;
- Ressecamento de unhas, cabelos e pele;
- Aumento de pressão arterial;
- Palpitações, ansiedade, insônia, irritabilidade.

O tratamento convencional é realizado com a reposição hormonal e/ou com medicamentos específicos para tratar os sintomas.

Para a Medicina Tradicional Chinesa existem alguns Diagnósticos Energéticos para esse período. Além das Síndromes Energéticas específicas, podemos determinar através da anamnese (avaliação detalhada do paciente) se é uma Menopausa Yang ou uma Menopausa Yin. Com base nessas Síndromes Energéticas, iremos tratar então a paciente utilizando da Acupuntura e técnicas associadas. Uma associação bem interessante nesses casos é a Fitoterapia (tratamento com plantas medicinais), onde montamos uma fórmula específica para cada caso. Os resultados costumam ser muito bons e trazem qualidade de vida à paciente, pois os sintomas costumam incomodar bastante.

Você sofre com esses sintomas? Se ainda não obteve resultados satisfatórios para aliviar seus sintomas, ligue e agende já sua consulta!
Para quaisquer dúvidas, estou à disposição!
acupunturanaiara@gmail.com
(24)3022-1441 / 99904-5771

Abraços,

Dra. Naiara Valim.

22 de julho de 2015

Inverno: Estação ideal para tratamentos estéticos!

Olá, leitores!!!

Faz pouco mais de um mês que entramos no inverno e essa é a estação ideal para tratamentos estéticos!
Alguns tratamentos, como das estrias por exemplo, devem ser realizados nessa época, pois a área tratada não deve ser exposta ao sol.

Com Acupuntura Estética podemos tratar:
- Rugas;
- Marcas de expressão (bigode chinês, etc);
- Manchas;
- Estrias;
- Celulites;
- Queloides, cicatrizes.

Aproveitem o inverno para cuidar da saúde estética!!!

Nesse período a pele precisa de mais hidratação e cuidados! 

Abaixo deixo algumas fotos de resultados da Acupuntura Estética!



Para quem quiser mais informações ou agendar sua sessão é só ligar: (24) 99904-5771 ou 3022-1441.
Estou à disposição para maiores esclarecimentos também por e-mail: acupunturanaiara@gmail.com

Abs,
Dra. Naiara Valim.

15 de julho de 2015

Água Magnetizada e seus benefícios para a saúde!

Olá, leitores!

Hoje venho esclarecer sobre a Água Magnetizada, a qual venho utilizando comigo e com meus pacientes e que traz diversos benefícios à nossa saúde!
Já escrevi aqui no blog (http://acupuntura-naiara.blogspot.com.br/search?q=magnetoterapia) sobre os benefícios da Magnetoterapia, a utilização dos magnetos externamente, na pele, visando equilíbrio energético, circulatório, melhoras de dores, dentre outros efeitos.
Hoje venho falar do uso da água magnetizada, que nada mais é que a água sendo exposta ao campo magnético dos magnetos.
O primeiro ponto que eu gostaria de esclarecer é que água magnetizada não é água alcalina. Os magnetos alteram o pH de diversas substâncias, mas o pH da água não é alterado substancialmente pelo campo magnético. É muito benéfico para nossa saúde a ingestão de uma água mais alcalina, e é possível verificar o pH da água que consumimos em seu rótulo.
Nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água (essa porcentagem varia conforme a idade e outros fatores), daí então a importância de consumir a água magnetizada, pois ela irá ORGANIZAR AS MOLÉCULAS DE ÁGUA NO CORPO, como mostro na imagem a seguir.

http://www.sylocimolnordeste.com.br/beneficios-do-sylocimol.html

A água magnetizada evita a formação do que chamamos de Mega Clusters, que são aglomerados que podem gerar retenções em nosso corpo.
Devido a isso, a água magnetizada é bastante benéfica e pode ser utilizada em conjunto com qualquer tratamento que a pessoa esteja fazendo.
Alguns dos principais efeitos e condições em que a água magnetizada pode ajudar:
- Eliminação de toxinas do corpo;
- Ácido úrico elevado (Gota);
- Colesterol elevado;
- Diabetes;
- Reumatismos;
- Obesidade;
- Doenças de pele;
- Constipação Intestinal (facilita a limpeza do intestino);
- Retenções de líquidos;
- Normaliza a secreção gástrica;
- Ação diurética;
- Melhora da frequência cerebral (isso foi comprovado em um estudo com pessoas que faziam uso regular de água magnetizada);
- Depressão (ela auxilia na absorção de cromo, que vai ajudar na síntese de serotonina);

Atualmente, disponibilizo acessórios feitos com tecido ou garrafas de vidro com os magnetos para meus pacientes consumirem a água magnetizada. Organizo e distribuo os magnetos da forma correta para que em 30 minutos a água já esteja magnetizada. Esses acessórios que criei facilitam quando precisar substituir a garrafa. Vou disponibilizar também para pessoas que tiverem interesse de adquirir e começar a consumir a água magnetizada. Abaixo deixo uma imagem de como é esse acessório.
Oriento aos pacientes que consumam pelo menos 1 litro dessa água por dia ou, para aqueles que conseguirem, consumir toda a água do dia magnetizada. Somente para crianças (que são mais sensíveis aos estímulos do que os adultos), oriento inserir aos poucos e adequar a quantidade de acordo com o que a criança se adaptar.



OBS.: Meu objetivo com essa postagem é somente informar sobre a água magnetizada. Ela irá atuar como auxiliar nos tratamentos, portanto, deve ser utilizada em conjunto com os tratamentos!

Caso tenham mais dúvidas e queiram algum esclarecimento específico, estou à disposição por e-mail: acupunturanaiara@gmail.com

Abs,
Dra. Naiara Valim.



19 de junho de 2015

Dietoterapia Chinesa e o Inverno



Como mencionei no texto em que falei sobre a alimentação específica para o outono, na Medicina Tradicional Chinesa temos para cada estação do ano um órgão, uma víscera, uma cor, um sabor e um elemento correspondente.
Daqui a alguns dias entramos no Inverno, então, gostaria de trazer algumas informações sobre a alimentação adequada para essa estação, segundo a Dietética Chinesa.
É importante cuidarmos da alimentação nas trocas de estação para que não fiquemos doentes nessas mudanças climáticas. E para isso, dentro da Medicina Chinesa, temos uma alimentação específica para cada estação do ano.
O inverno corresponde aos Rins e à Bexiga, portanto, ao elemento água, no ciclo dos Cinco Elementos. A cor correspondente é o preto e o sabor é o salgado.
Nessa estação mais fria, tudo na natureza favorece o repouso.
Devemos poupar nossa digestão, fazer o possível para facilitá-la!
Precisamos então, tonificar a energia dos Rins e da Bexiga. A recomendação da Medicina Chinesa para o inverno é: AQUECER e VITALIZAR!

Algumas dicas importantes para o inverno:
- Hidratar! Algumas pessoas têm a tendência de reduzir a ingestão de água quando a temperatura cai, mas hidratar-se é necessário.
- Evitar alimentos crus. O alimento cozido irá facilitar a digestão. Os alimentos crus deverão ser evitados principalmente no jantar.
- Sabor salgado: peixes e frutos do mar.
- Cor preta: gergelim preto, feijões, algas marinhas, ameixa preta.
- Raízes: Cenoura, nabo, beterraba, rabanete, inhame, batata doce, batata baroa e cará (para fortalecer a essência, que é armazenada nos Rins).
- Sementes para fortalecer a energia dos Rins: gergelim, girassol, abóbora, nozes, castanhas.
- Temperos: alho, açafrão, alecrim, cominho, coentro, manjericão, noz-moscada.
- Chás: Anis Estrelado, erva doce.
- Frutas: Goiaba, morango, cereja, pêssego, uva passa, ameixa seca, damasco, figo.
- Sopa no jantar: As sopas são bem-vindas para aquecer à noite! O ideal é consumir uma sopa tonificante pelo menos duas vezes por semana.
- Alguns alimentos que podem atuar no elemento água: Amora, água de coco, uva, acelga, couve, repolho, brócolis e cogumelo shiitake.

Evitar:
- Excesso de sal.
- Alimentos e bebidas gelados. Preferir em temperatura ambiente ou morna.

IMPORTANTE: Esse texto traz dicas gerais de alimentação, caso você tenha alergia, algum tipo de intolerância ou restrição aos alimentos mencionados, não consuma!

Até breve, com mais informações aqui no blog!

Abraços,
Dra. Naiara Valim.


13 de abril de 2015

Magnetoterapia: Tratamento eficaz para diversos casos!

Olá, pessoal!

Já faz algum tempo que utilizo os magnetos em meu consultório, porém passei por um curso específico e bem detalhado no ano passado e este final de semana pude participar de uma reciclagem, com mais novidades e maneiras diferentes de utilizar!
Vamos falar um pouco então sobre a Magnetoterapia, que tenho utilizado com êxito em diversas condições!

A Magnetoterapia é um tratamento realizado através da aplicação de magnetos (imãs) sobre a pele, tanto em pontos locais (como pontos de dor, por exemplo) quanto em pontos de Acupuntura.
Os magnetos me permitem uma dinâmica muito legal no consultório! Eles podem ser utilizados em conjunto com as agulhas ou não. Em casos onde as pessoas têm aversão às agulhas, associo somente técnicas não invasivas, montando um conjunto específico que irá ajudar naquele caso. Outro exemplo é no tratamento de crianças, onde não utilizo agulhas e faço também uma associação (LASER, STIPER, magnetos, etc...).
Atualmente, trabalho com 2 tipos de magnetos:
- Ferrite: são os pretinhos, mais utilizados para que o paciente vá para a casa e fique com algum estímulo.
- Neodímio: São os prateados, geralmente utilizados durante as sessões. São compostos de Neodímio, Ferro e Boro, revestidos com uma camada de Níquel. Esses possuem uma potência maior e, por isso, são utilizados por um tempo menor durante as sessões.

As principais ações dos magnetos são:

  • Alívio de dores crônicas ou agudas;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Redução de inflamações;
  • Estímulo da reabsorção de hematomas (devido à traumas ou cirurgias);
  • Acelera a recuperação em casos de fraturas ósseas;
  • Melhora oxigenação e nutrição dos tecidos;
  • Acelera o processo de cura de uma maneira geral. 

Algumas das patologias em que os magnetos ajudam muito no tratamento:
Artrites, Artroses, Cólicas, Constipação Intestinal, Insônia, Estresse, Distensões e Contusões Musculares, Rinites, Sinusites, Hipertensão, Disfunções da Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Dedo em Gatilho, Bruxismo, Neuralgia do Trigêmeo, Paralisia Facial, Parestesia após extração dentária ou colocação de implantes, Tendinites, Bursites, Cicatrização de feridas, Esporão de Calcâneo, dentre várias outras!

Dentro da Magnetoterapia podemos associar ainda o uso de Água Magnetizada para os pacientes, que vai organizar as moléculas de água no corpo, sendo muito interessante de usar em obesidade, gota (acúmulo de ácido úrico), reumatismos, diabetes, cálculos renais, retenção hídrica, edemas, arteriosclerose e até mesmo para ajudar a limpar o sangue.
Observação importante: Os magnetos devem ser utilizados por profissionais capacitados para tal, pois possuem algumas contraindicações e maneiras específicas de serem utilizados!

Se você se enquadra em alguma dessas condições e deseja um tratamento bastante completo associando diversas técnicas de uma maneira específica para o seu caso, entre em contato! Será um prazer atendê-lo! (24) 3022-1441 / 99904-5771.

Até mais!
Dra. Naiara Valim.


1 de abril de 2015

ESTAÇÕES DO ANO E ALIMENTAÇÃO NA DIETOTERAPIA CHINESA – O QUE COMER NO OUTONO?


Na Medicina Chinesa temos para cada órgão um elemento, uma emoção, uma cor, um sabor, uma estação correspondente. Hoje quero dar atenção especial para as estações do ano, a cor, o sabor e a alimentação adequada para o Outono, estação que acabamos de iniciar.
Nas fases de mudanças de estação, temos 18 dias de instabilidade, onde, caso não nos alimentemos bem, ficamos mais propensos ao adoecimento. São os 9 dias finais de uma estação e os 9 dias iniciais da próxima. Acabamos de passar por esse período, saindo do Verão e entrando no Outono.
Na Medicina Chinesa o Outono corresponde ao Pulmão e seu acoplado, o Intestino Grosso. O Pulmão representa a cor branca nos alimentos, a partir disso já temos uma dica bem legal de alimentos que devemos incluir em nosso cotidiano nessa estação! E olhem que interessante: O Pulmão, segundo a Medicina Chinesa, administra as cordas vocais, as narinas, a pele, os pêlos e a vitalidade! E nessas mudanças de estação quais são as situações mais comuns que vemos??? Gripes, resfriados, crises de rinites, sinusites, baixa imunológica deixando o organismo suscetível a microrganismos em geral (principalmente vírus e bactérias).
O sabor relacionado ao Pulmão, e assim, relacionado ao Outono é o Picante. Sabor este que ajuda e dispersar toxinas quando consumido na dose certa!  Dose certa significa EQUILÍBRIO! Nem muito, nem pouco!
E então. . . O que comer e o que evitar para fortalecer nossa saúde e não adoecer nessa estação???
A recomendação básica no Outono é HIDRATAR! O Outono representa SECURA, mas o verão acaba e geralmente as pessoas tendem a beber menos água! Por isso, é necessária atenção especial para se hidratar!

Algumas dicas de alimentação:
- Beber bastante água;
- Beber água de coco a cada 2 dias;
- Preferir saladas cozidas a saladas cruas (as cruas são frias e o clima no outono é mais frio, sendo necessária uma alimentação mais morna para não gerar mais frio). Caso for consumir salada crua, preferir no almoço, e no jantar consumir salada cozida. As folhas também são necessárias nessa estação, de preferência refogadas.
- Exemplos de sabor picante: Alho, gérmen de trigo, agrião, alho-poró, mostarda, folha de rabanete, nabo, inhame.
- Cor branca: Inhame, nabo, cebola, alho, aipim, pêra (é muito hidratante), pinha, clara do ovo, gergelim, graviola, banana, feijão branco.
- Os alimentos integrais, que estimulam a função intestinal, também devem ser usados: linhaça, aveia, castanhas, amêndoas.
- Temperos: Alho, cebola, cebolinha, pimentão, gengibre, noz-moscada, alecrim, hortelã, louro, cravo. Não utilizar em excesso, mas procurar incluir na alimentação!
- O quiabo é indicado no Outono, por tonificar a energia dos Pulmões.
- Os cogumelos também são indicados.
- Utilizar o mel em pequenas quantidades também pode ser benéfico (ele umedece no período de secura, neutraliza toxinas e dá fluidez aos mucos, além de nutrir os Pulmões).

EVITAR:
- Ter cuidado com o excesso de álcool.
- Alimentos crus à noite;
- Laticínios, principalmente à noite (eles produzem muco, favorecendo doenças respiratórias).

Essas são somente algumas dicas de alimentação! A partir do sabor e da cor temos vários outros!

Uma observação importante: Esse texto traz dicas gerais de alimentação, caso você tenha alergia, algum tipo de intolerância ou restrição aos alimentos mencionados, não consuma!

Para quem leu este texto até o fim, viram como na Medicina Chinesa tudo se encaixa, tudo faz sentido? É por isso que a cada dia me apaixono mais por essa visão e essa medicina tão linda! Acho fantástica a capacidade que eles tiveram de OBSERVAR a natureza, os seres, as estações e todos os aspectos e gerar essas correlações! Quando ainda não existia tecnologia suficiente, os chineses foram capazes de observar e nos trazer tantos conhecimentos!

Coloquem em prática essas dicas e observem se as coisas fluem melhor com uma alimentação equilibrada!

Ficam aqui algumas referências sobre o tema para os colegas que têm interesse no tema:
- Livro: Comer com Sabedoria – Ana Beatriz Vieira Pinheiro – Editora Nova Era, 2005.
- Livro: Terapia Dietética Chinesa – Dr. Mauro Perini, 2003.
- Livro: Manual do Heroi – Sônia Hirsh.
- Apostila de Dietoterapia – Professor Fernando Braga.

Abraços,
Dra. Naiara Valim.

21 de fevereiro de 2015

Acupuntura Estética para estrias brancas!

Olá, leitores!


Hoje venho trazer mais fotos de um resultado que estou tendo em um tratamento para estrias brancas iniciado recentemente na região interna do braço.
Como já disse em uma matéria que fiz sobre as estrias (http://acupuntura-naiara.blogspot.com.br/2013/09/estrias-tratamento-com-acupuntura.html), as estrias costumam ser um problema estético muito difícil de tratar. A maioria das pessoas que chegam até mim interessadas nesse tratamento queixam-se de não ter tido sucesso em outros tratamentos. 
As estrias ocorrem quando a pele estica demais e as fibras colágenas e elásticas se rompem. Na fase inicial são vermelhas ou arroxeadas (devido ao rompimento de vasos) e em uma próxima fase ficam brancas (nessa fase não há nutrição nessa pele). 
Em alguns casos, os resultados demoram um pouco para aparecer no tratamento com Acupuntura Estética, porém, neste das fotos o resultado nos surpreendeu já após uma sessão! Ainda vamos conseguir melhorar o aspecto, porém já conseguimos ver resultados!
Isso varia muito, pois depende de cada pele e também do estado das estrias. A aparência das estrias varia bastante de pessoa para pessoa. Os resultados com Acupuntura podem chegar a minimizar de 70 a 90% a aparência das estrias.
Vamos continuar esse tratamento e em breve terei novidades nesse e em outros tratamentos estéticos! Em breve trarei mais fotos!

Se você tem estrias e deseja agendar sua sessão, entre em contato: (24) 99904-5771 / 3022-1441.

Abraços,
Dra. Naiara Valim.