Sejam bem-vindos ao blog!

Sejam bem-vindos ao blog e estejam à vontade para enviar e-mails para mais informações e deixar comentários! Será um prazer responder aos e-mails!

21 de fevereiro de 2014

O uso do LASER associado ao tratamento com Acupuntura

Olá, leitores!

Aplicação de LASER. (http://www.arcanjo.com.pt)


Já faz mais de um ano que adquiri meu aparelho de LASER e utilizo bastante nos tratamentos dos meus pacientes e ele traz muitos benefícios.
A sigla LASER significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação e já vem sendo utilizado em diversos tipos de tratamentos há algum tempo.
Mas qual a aplicação do LASER na Acupuntura?
Nos tratamentos com Acupuntura, utilizamos o LASER para estimular os acupontos e também pontos de dor (que chamamos de pontos Ashi) após fazer uma avaliação detalhada de cada paciente. O aparelho pode ser utilizado no tratamento de diversos tipos de patologias, como dores (tendinites, artroses, artrites, hérnias de disco, fibromialgia, dentre várias outras), em casos de rinites e sinusites, recuperação pós-operatória, sequelas de AVC, paralisia facial, dor de dente, perda de sensibilidade devido à extração dentária e em todos os casos onde a acupuntura é eficaz!
Tenho utilizado bastante o LASER tanto em crianças quanto em adultos. Em crianças não utilizo agulhas e o LASER é um grande aliado. Então, nos pequeninos eu utilizo o LASER (tanto em pontos sistêmicos quanto na Aurículoterapia) e sempre deixo algum estímulo nos pontos para que continuem sendo tratados em casa até voltarem para a próxima sessão. Em crianças (inclusive bebês), utilizamos o LASER para tratar refluxo, cólicas, problemas respiratórios, enurese noturna e até mesmo para casos onde há uma agitação excessiva. Os resultados são excelentes!
Nos adultos, utilizo as agulhas e associo o LASER para potencializar e prolongar os efeitos da sessão. Caso a pessoa tenha muito medo de agulhas (apesar de serem finíssimas), fazemos uma combinação de técnicas sem agulhas, dentre elas o LASER, o STIPER (pastilhas de silício), magnetos, aurículoterapia (somente com cristais ou sementes), ventosas, moxabustão.

Dentre os principais efeitos do LASER no organismo, podemos destacar:
- Anti-inflamatório (através da redução das prostaglandinas);
- Vasodilatação, promovendo melhora na circulação;
- Reduz edemas, pois promove o fluxo linfático;
- Melhora a imunidade;
- Alívio das dores (liberação de β-endorfinas, aumenta o limiar da dor, reduz substâncias mediadoras da dor, reduz atividade dos pontos de dor).
- Equilíbrio dos pontos de Acupuntura;
- Regeneração tecidual (inclusive ajuda na recuperação de escaras e feridas);

O LASER utilizado em Acupuntura é de baixa potência, ou seja, não há aumento de temperatura e não há risco de queimar a pele.
Como todos os aparelhos, o LASER deve ser utilizado por profissional preparado. Existem algumas contra-indicações: Irradiação sobre glândulas endócrinas (como a tireóide), pacientes com marcapasso, irradiação sobre o feto em grávidas, pontos na região da cabeça em pessoas com epilepsia, irradiação em tumores (câncer), aplicação em feridas abertas.
Durante a sessão tanto o profissional quanto o paciente devem utilizar óculos de proteção.

Há ainda uma técnica chamada ILIB Modificada (ILIB significa Intravascular LASER Irradiation of Blood, ou seja, Irradiação de LASER intravascular. Inicialmente essa técnica era utilizada com luz ultravioleta através de cateteres visando a eliminação de substâncias infecciosas do organismo, portanto, era um procedimento invasivo. Mais tarde, começou-se a utilizar o LASER ao invés da luz ultravioleta, porém ainda com cateteres. Atualmente, utilizamos o espectro vermelho do LASER próximo à artéria radial (localizada no antebraço) através de uma pulseira acoplada no punho do paciente. Assim, temos uma forma eficaz e não-invasiva para obtermos os benefícios da técnica de ILIB.
A ILIB vai melhorar a imunidade e a microcirculação, protege as células contra os danos dos Radicais Livres, tem efeito anti-inflamatório. Está técnica pode ser usada tanto em crianças quanto em adultos. É bastante utilizada em casos de rinites, sinusites, pacientes com baixa imunitária, doenças degenerativas e inflamatórias.
Técnica de ILIB. (Fonte: http://alquimiadocorpoedamente.blogspot.com.br)


Utilizo o LASER também na estética, em marcas de expressão, estrias, cicatrizes.

Se você sofre com alguma das condições citadas aqui e deseja um tratamento diferenciado, procure-me! Terei prazer em atendê-lo!

Abraços,

Dra. Naiara Valim.

15 de fevereiro de 2014

Dietoterapia - Uma importante aliada!!!





Olá, pessoal!

Tenho utilizado bastante a Dietoterapia com meus pacientes e hoje vim esclarecer o que é e quais são os benefícios da Dietoterapia!
Muitas pessoas perguntam: “Mas qual a diferença entre a nutrição e a dietoterapia?”
Pois bem, vamos esclarecer isso! A nutrição é voltada para os valores nutricionais dos alimentos, suas vitaminas, minerais e calorias.  Já a Dietoterapia, como o próprio nome já diz, tem como foco a temperatura (quente/frio/morno) dos alimentos, bem como seus sabores (ácido, doce, salgado, azedo e picante), e é voltada para o TRATAMENTO de algumas doenças e condições. O que é bem legal na Dietoterapia é que podemos orientar especificamente cada paciente realizando uma avaliação detalhada dentro da Medicina Chinesa.
Na Medicina Chinesa, leva-se em conta o Yin e o Yang, onde (resumidamente) Yin representa o  frio e Yang representa o calor. Esse princípio térmico vai ser utilizado também na Dietoterapia. Alguns alimentos são considerados Yin e outros Yang, dependendo da característica de cada um. Portanto, se um paciente sofre com uma doença de calor (ou se é uma pessoa considerada mais “Yang”), o ideal é que não consuma alimentos quentes demais para não piorar e ainda consuma alimentos mais refrescantes para auxiliar no processo de equilíbrio dessa doença. Se a alimentação for baseada em alimentos quentes, isso irá atrapalhar o processo de equilíbrio.
A Dietoterapia leva em conta também as Estações do Ano. Existe uma alimentação adequada para cada estação, e se seguirmos isso, não iremos adoecer nas trocas de estações, que é justamente o período onde muitas pessoas adoecem. Já repararam nisso? Portanto, seria uma prevenção! Preparar o organismo para a estação que virá.

Resumindo, o ideal seria:
No outono: Hidratar.
No inverno: Aquecer e nutrir.
Na primavera: Desintoxicar e nutrir.
No verão: Refrescar e nutrir.

Dessa forma, há uma alimentação adequada para cada estação do ano. E aqui no Brasil temos hábitos bastante equivocados, principalmente durante alguns períodos festivos. Alguns alimentos de natureza quentes são usados justamente no verão, onde o que precisamos é refrescar para equilibrar.
Os últimos 9 dias de cada estação e os 9 primeiros dias da nova estação são dias de instabilidade, daí a necessidade de nutrir e preparar o organismo para não adoecer nessas trocas de estação.
Em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tudo está interligado. Portanto, cada órgão possui uma correspondência com uma estação do ano, uma cor, um sabor. É dessa maneira que associamos a Dietoterapia aos tratamentos com MTC. Isso é fantástico! Poder associar o máximo ao tratamento dos pacientes, e assim, obter melhores resultados!

Aos colegas Acupunturistas que tiverem a oportunidade, façam esse curso! Com certeza vocês irão complementar seu trabalho e acrescentar ao tratamento dos pacientes! A Acupuntura em conjunto com a Dietoterapia é fantástica! Aprendi muitas coisas novas que estou colocando em prática comigo e com meus pacientes e obtendo ótimos resultados.
Eu tive a oportunidade de fazer este curso em Belo Horizonte, com o Professor Fernando Braga e indico para quem tiver interesse!

Em breve trarei algumas dicas aqui no blog com relação à alimentação, porém, com alimentos mais “gerais”, pois para orientar especificamente, é necessária uma avaliação detalhada.

Caso você tenha interesse em realizar um tratamento diferenciado, unindo a Acupuntura com a Dietoterapia, estou à disposição!
Em casos de dúvidas e colegas que queiram trocar informações, é só entrar em contato!

Abraços,
Dra. Naiara Valim.